Bolsa Família: Governo amplia prazo para saques durante a pandemia

O prazo para saques do Bolsa Família foram ampliados pelo governo federal enquanto durar todo o período de pandemia. De acordo com decreto de 2004 que trata do programa social, os benefícios podem ser restituídos ao Bolsa Família quando não forem mais sacados no período de até três meses.

Com a ampliação nos prazos, a prorrogação incidirá sobre todas as parcelas do Bolsa Família pagas que ainda estão válidas, segundo o calendário de pagamento e operacional do programa.

A folha de pagamentos do Bolsa Família, atingiu no mês passado a marca de 14,283 milhões de famílias atendidas pelo programa. O cronograma de pagamentos do Bolsa Família segue o mesmo, nos últimos 10 dias do mês e seguindo a ordem de acordo com o último número do NIS.

bolsa família

Continua suspensa a revisão cadastral

Outra prorrogação referente ao Bolsa Família realizada nesta semana se refere à suspensão de revisões cadastrais e de procedimentos operacionais do Bolsa Família e do Cadastro Único. O objetivo é evitar a aglomeração de pessoas e a exposição ao novo coronavírus. A prorrogação é por 6 meses.

A secretária nacional de Renda de Cidadania (Senarc) do Ministério da Cidadania, Fabiana Rodopoulos pontuou que“A portaria é uma prorrogação do prazo de suspensão que tivemos lá no dia 20 de março, com a Portaria nº 335”.

Sendo assim estão suspensos todos os processos como:

• Averiguação cadastral
  • Revisão cadastral
  • Aplicação das ações de bloqueio
  • Suspensão
  • Cancelamento de beneficiários financeiros decorrentes do descumprimento das regras de gestão do Bolsa Família

Fonte: Jornal Contábil.