Como ter uma liderança inovadora na sua empresa?

Muitos de nós conhecemos uma situação comum em ambientes empresariais.

Você acabou de participar de um programa ou workshop que preencheu sua mente com novas possibilidades para inovar ou talvez tenha lido um livro sobre uma nova abordagem e esteja animado para experimentar os conceitos com sua equipe. Mas no momento em que você leva as ideias e técnicas para o local de trabalho elas parecem diferentes; perdem a força e não parecem tão brilhantes quanto antes, e seu time parece cético em relação às mesmas.

Como você lida com isso? Bem, desenvolver uma liderança inovadora não é exatamente uma tarefa fácil, porque você precisa levar seu aprendizado intelectual e empírico ligado à inovação diariamente para sua equipe.

Além disso, conceitos de inovação podem ser teóricos e abstratos, mas uma liderança inovadora pode ser tudo menos um exercício teórico; você precisa colocar esses conceitos em prática, encontrar formas de aplicá-los na realidade objetiva da empresa. Caso contrário não fará diferença alguma. Afinal, tudo se resume a situações da vida real e, assim, aplicar o aprendizado é vital. Algumas diretrizes para implementar empiricamente um processo de inovação:

1. Defina o tipo de inovação que impulsiona o crescimento e ajuda a atingir os objetivos estratégicos. Quando executivos seniores desejam inovações substanciais na coleta de insights do consumidor, na entrega de serviços ou na experiência do cliente, por exemplo, eles comunicam à equipe o tipo de inovação que eles esperam. Na ausência de tal direção, os colaboradores retornarão com ideias apenas incrementais e muitas vezes familiares, mas não realmente inovadoras e disruptivas.

2. Acrescente inovação à agenda formal em reuniões regulares de liderança. Essa abordagem é um princípio das lideranças inovadoras. Ela envia um sinal objetivo importante aos funcionários sobre o valor que o gerenciamento atribui à inovação.

3. Defina métricas de desempenho e metas para inovação. Os líderes devem pensar em dois tipos de métricas: a financeira (como a porcentagem da receita total de novos produtos) e a comportamental. Quais métricas, por exemplo, teriam o maior efeito sobre como as pessoas trabalham? Suponha que uma empresa exija que 20% de sua receita provenha de produtos lançados nos últimos três anos, essa seria uma forma de definir uma meta para inovação. Os líderes também podem definir métricas para mudar comportamentos, como em uma equipe com dificuldade de buscar referências, pode-se exigir que 25% de todas as ideias sejam provenientes de fontes externas.

Essas três formas ajudam a tomar decisões sobre inovação e envolvem determinar em que tipos ou estratégias se concentrar. Poucos líderes dedicam tempo em metas, métricas e orçamentos para inovação. Isso é relevante, já que os executivos cujas empresas têm tais metas e métricas sentem a maior confiança em suas decisões.

O papel dos grandes líderes: Inovar de novo e sempre

A inovação é um processo iterativo, isto é repetitivo, onde você reflete, age, reflete e age continuamente, transferindo as necessidades de aprendizado tanto para a ação quanto para a reflexão.

Nós não vivemos mais em um mundo onde a resposta certa está apenas em algum lugar, onde podemos simplesmente perguntar à pessoa certa ou ler no livro certo e então nós a temos. Cada vez mais, vivemos em um mundo onde temos que descobrir a melhor resposta fazendo e observando o efeito de fazer e depois refinando todas essas respostas e informações.

Por isso, quando se trata de construir uma liderança inovadora, pequenos passos, facilmente executados e facilmente ajustados, são o caminho a seguir para implementar a aprendizagem; com pequenos passos, a sua equipe irá subir em direção à maestria e trazer outros com eles no caminho.

A maioria das empresas continua a supor que a inovação vem de um gênio individual ou, na melhor das hipóteses, de equipes pequenas e homogêneas de especialistas que concebem grandes ideias. Mas, a maioria das inovações é criada por meio de redes que abraçam a diversidade e a diferença de talentos – quase como um grupo de pessoas trabalhando em concerto musical – em que cada um toca um instrumento.

Inovadores são aqueles que podem ver, semear, crescer e compartilhar oportunidades. A inovação exige um certo tipo de pessoa: eles são exploradores apaixonados em busca de possibilidades infinitas.

Abrir nossas mentes à inovação é fundamental para criar um ambiente de trabalho que permita que as pessoas prosperem. O processo de inovação começa identificando:

  • Como as pessoas querem liderar e serem lideradas;
  • A função que elas podem servir melhor para agregar valor; e
  • As ferramentas necessárias para se adaptar à mudança de maneira positiva e significativa.

Aqui estão algumas ações imediatas que os líderes podem praticar com suas equipes para promover um ambiente de inovação e iniciativa. Elas se aplicam se você está formando uma nova equipe ou renovando uma.

1. Confie em si mesmo o suficiente para confiar nos outros

É preciso ter confiança para fazer as coisas e é preciso ainda mais confiança para fazer algo novo, algo realmente inovador em uma empresa.

Inovação requer quebrar as antigas regras do pensamento e criar novas. Isso significa que cada membro da equipe deve se tornar mais transparente do que nunca. Como tal, cada membro da equipe deve confiar em si próprio o suficiente para confiar um no outro. Quando você consegue conquistar essa confiança, você se torna mais paciente, um ouvinte melhor e, com o tempo, mais grato pelas novas experiências e relacionamentos que estão sendo formados.

Em seguida, recue e reconheça que – com sua capacidade de coexistir com as pessoas de maneira a formar um vínculo familiar – a promessa de uma nova cultura no local de trabalho pode ser concretizada.

2. Colaborar e Descobrir

Não é até você começar a confiar em si mesmo e nos outros que a colaboração real cria raízes. Colaboração não é apenas trabalhar em conjunto, mas também dar saltos de fé para descobrir novas maneiras de pensar e criar melhores resultados.

Você nunca sabe qual ideia será moldada na nova inovação que cria impacto e influencia no mercado – seja um novo processo, produto, embalagem, conhecimento, etc.

3. Comunique-se para aprender

Sem uma comunicação forte, as equipes não conseguem acompanhar seu ritmo e certamente não encontrarão o que estão procurando para construir confiança e colaborar. A maneira como você se comunica define o tom e estimula o pensamento em várias direções que levam à novas inovações.

Uma equipe deve se ver como um laboratório de inovação – constantemente desafiando uns aos outros para aprender com as ideias de cada um e para plantar as sementes para futuras inovações.

4. O enquadramento certo

Um sintoma de enquadramento deficiente é quando há uma grande desconexão percebida entre o que você aprendeu sobre liderança e inovação e a prática desses conhecimentos em sua organização. A resposta é comunicar, comunicar e comunicar. Em outras palavras, dê às pessoas um enquadramento através do qual elas possam enxergar as novas práticas. Há duas coisas para enquadrar: enquadrar o porquê e enquadrar as palavras.

Enquadrar o porquê

Os líderes de inovação devem estar sempre prontos para enquadrar o “porquê” das novas práticas de inovação. Seja em reuniões, em coquetéis, no elevador e na máquina de café expresso, tenha sua história pronta e polida, com uma história para a foto grande e para os degraus ao longo do caminho.

Enquadrar as palavras

Quando você aprende algo novo, não há dúvida de que aprenderá novos termos que ainda não estão em uso na sua organização. Esta linguagem é frequentemente rotulada como jargão. Enquanto novas palavras são necessárias para novas idéias e podem ser excitantes, o perigo está em usar muitas pessoas ou expor as pessoas a elas desnecessariamente.

A chave é ser seletivo, e as novas palavras devem entrar no pensamento da sua organização. Tente resumir as principais palavras novas que serão fundamentais para suas novas práticas de inovação e faça um plano para introduzir essas palavras em toda a organização: um rápido artigo na revista da empresa, um slogan em e-mails internos.

5. O foco certo

Quando se inova por inovar, ou seja a inovação não tem foco nas prioridades das equipes ou da organização, é difícil transferir o aprendizado. Muitas vezes, há foco no conteúdo e não na facilitação de transmissão dele. Por exemplo, uma organização pode ter dado prioridade à inovação e muita atenção é dada às ideias, mas há uma falta de foco no processo em si, por isso, confie no processo e confie nas pessoas. A liderança em inovação deve dar foco à seleção de um bom grupo de pessoa.

Seja um agente da inovação também!

Todo líder deve se tornar um agente de mudança ou enfrentar a extinção. Como tal, suas equipes devem ser igualmente cobradas para fazer o mesmo. Aceitar o papel de agente de mudança significa assumir uma atitude empreendedora, abraçar o risco como o novo normal e começar a enxergar oportunidades em tudo.

Como observou Dale Carnegie: “A melhor maneira de nos prepararmos para o futuro é concentrar toda a imaginação e entusiasmo na execução perfeita do trabalho de hoje.” Que tal começar imediatamente a desenvolver a liderança inovadora em sua empresa?

Fonte: Portal Dale Carnegie.



Fonte: https://portaldalecarnegie.com/como-ter-uma-lideranca-inovadora-na-sua-empresa/

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