Plataforma de CRM: 6 motivos para usa-la em sua empresa

Um software de CRM, hoje, oferece inúmeras possibilidades para a evolução de qualquer empreendimento, sobretudo os de menor porte. É simples entender a razão pela qual esse tipo de plataforma obteve tamanha relevância.

Para os profissionais de marketing e vendas, é fundamental acessar informações precisas sobre os clientes e leads que a empresa necessita atingir.

Como o custo de cada ação, seja de publicidade, seja o investimento em novas soluções, é muito elevado, se tornou essencial conhecer ao máximo o público-alvo de qualquer negócio.

Nesse sentido, o CRM possibilitou a esses empreendimentos a oportunidade de planejar com muito mais precisão toda estratégia. O que resultou, primeiro, no corte de gastos desnecessários. Em seguida, por consequência, na elevação do faturamento dessas empresas.

É possível afirmar que toda empresa que utiliza o CRM no dia a dia alcança resultados expressivos a curto, médio e longo prazo.

Como o preço a se pagar pela utilização de um software como esse é baixa, especialistas em administração apontam uma ótima opção para quem deseja ampliar as oportunidades de negócios.

Abaixo, em destaque, 6 motivos para usar uma plataforma de CRM.

1 – Conhecimento do cliente.

Por meio de um software de CRM uma empresa consegue entender e identificar o perfil dos clientes dela. Qualquer interação que ocorra entre o cliente e o empreendimento permanece arquivada em um único sistema.

Baseada nessas informações, a empresa consegue desenvolver estratégias de marketing sob medida para cada tipo de público.

Esse talvez seja o principal benefício de um CRM. Um empreendimento, por mais que tenha foco no mesmo segmento, tem diferentes grupos de clientes na base dele.

Portanto, se faz cada vez mais necessário criar um planejamento de comunicação voltado para esses nichos. Em alguns casos, o CRM ajuda até mesmo a empresa a criar ações personalizadas, e com foco em cada indivíduo.

2 – Integrações.

As mais avançadas plataformas de CRM possibilitam integrações com variados sistemas e ferramentas. Para quem tem um e-commerce, por exemplo, é possível integrar uma plataforma de automação de marketing.

Essa tecnologia é muito utilizada para disparos de e-mail marketing personalizado. Basta programar a plataforma para enviar o conteúdo ao público em ocasiões pré-determinadas. Assim, o sistema envia os e-mails automaticamente.

Quem tem forte presença nas redes sociais também pode retirar vantagens das integrações proporcionadas pelo CRM. Por meio dele, é muito simples concentrar, em um único sistema, aplicativos de mensagens como WhatsApp, Facebook Messenger, Instagram (Direct Messages), Telegram, entre outros. Dessa forma, com muito mais rapidez, esses empreendimentos podem atender os clientes quanto antes.

 3 – Captura de leads.

As integrações com CRM permitem ainda que os empreendimentos se dediquem à captura de novos leads.

A maneira como todo o procedimento ocorre é bem simples. Basta que esse cliente em potencial, interessado no produto ou na solução da empresa, faça um contato por meio dos aplicativos de mensagens. Automaticamente, o CRM cadastra essa pessoa como um novo lead no sistema.

Nesse cadastro estão incluídos dados como nome, endereço, e-mail, além do histórico dessa conversa.

Conforme o lead passa por cada estágio do funil de vendas, os vendedores têm as informações necessárias para realizar a prospecção. Com isso, aumentam as chances dessa pessoa se tornar, no futuro, um cliente fiel.

4 – Aumento da Produtividade

O CRM permite que os funcionários de um empreendimento trabalhem mais e melhor. Uma das maneiras é por meio dos aplicativos de mensagens. Com a integração da plataforma com o WhatsApp Business, é possível, por exemplo, programar respostas automáticas para as dúvidas frequentes dos clientes.

Nesses casos, além dos funcionários economizarem tempo em trabalhos repetitivos, ganham maiores prazos para se dedicarem a projetos mais relevantes para a empresa.

5 – Vendas conversacionais

Se o CRM é importante para promover o relacionamento com os clientes, por outro lado, é uma potente ferramenta de vendas. A integração com aplicativos de mensagens possibilita ao empreendimento aproveitar as vantagens de efetuar uma venda conversacional.

Para quem ainda desconhece o que é venda conversacional, é simples entender. É todo o processo que oferece prioridade ao regime de vendas por meio de aplicativos de mensagens. Essa metodologia cresce a cada ano. Afinal, além de mais conveniente para o cliente, a troca de informações entre uma pessoa e uma empresa se torna bem mais rápida.

Com isso, os dois lados têm a ganhar. Os clientes, pela praticidade, e as empresas, por terem a chance de mostrar, até mesmo com o uso de recursos multimídia, os atributos e benefícios das soluções que ela deseja ofertar.

6 – Promoção da experiência do cliente

Se o Costumer Relationship Management é, sobretudo, uma plataforma de relacionamento, é natural que o CRM tenha impacto na experiência do cliente. Isso ocorre porque, ao reconhecer as necessidades e desejos do público-alvo, um empreendimento pode se planejar cada vez melhor para atendê-lo.

Todas as interações, pelas redes sociais, e-mails e telefones são concentradas em um único sistema. 3

Portanto, sempre que houver, por exemplo, uma reclamação ou dúvida por parte de um cliente, o empreendimento usará a plataforma de CRM e a integração com os aplicativos de mensagens para oferecer uma solução que atenda às expectativas do cliente.

Escolhendo o CRM

Neste artigo você conheceu os 6 principais motivos para adotar uma plataforma de CRM na sua empresa e todos os benefícios que eles podem lhe trazer.

Antes de escolher qual será a plataforma definitiva, utilize o período de teste para avaliar como a sua equipe se adapta ao software, se ele realmente cumpre com o esperado, se possui um bom suporte e se atende às necessidades específicas da sua empresa.

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