Prova de vida do INSS, veja quem está obrigado a fazer em julho

Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil

A prova de vida que estava suspensa desde março de 2020 voltou a ser obrigatória no mês passado, e agora com a virada de mês, novos beneficiários do INSS deverão realizar o exame, de modo a manter o recebimento do benefício.

Este mês de julho estão obrigados a realizar a prova de vida os beneficiários que deixaram de realizar o exame em maio ou junho de 2020. O procedimento precisa ser realizado até o fim do mês, caso contrário o segurado terá o benefício bloqueado.

Vale lembrar ainda que grande parte dos segurados do INSS devem realizar a prova de vida no banco pelo qual é pago o benefício, de preferência na agência onde a conta foi criada.

Muitos segurados se confundem e se dirigem as agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para realizar a renovação da fé, o que é um erro. Se atente ao banco que paga o seu benefício e se dirija até lá para realização do exame.

Prova de vida de junho

Os segurados que tinham a prova de vida com vencimento em março e abril do ano passado e que não realizaram a prova de vida no mês passado (junho) perdeu o prazo para realização do exame, no entanto, mesmo em atraso é possível evitar o cancelamento do benefício.

Pois, o encerramento do benefício por falta da realização da prova de vida, ocorre somente após seis meses ao fim do prazo de obrigatoriedade do exame. No entanto, se o segurado perdeu o prazo do mês passado e não renovar este mês, terá o benefício temporariamente bloqueado.

Prova de vida de julho

Os beneficiários com prazo para renovação da fé em julho tem até o fim do mês para prestação do exame e evitar o bloqueio do benefício. O segurado deverá comparecer à agência bancária portando um documento de identificação original com foto bem como o cartão utilizado para o saque do benefício.

Para o segurado que precisa realizar a prova de vida, mas que esteja acometido por problemas para locomoção e não podem sair, o mesmo poderá cadastrar uma pessoa como sua procuradora, que poderá realizar a prova de vida em seu lugar.

Para isso é necessário acessar realizar o passo a passo a seguir:

• Acesse a plataforma Meu INSS, disponível em site e aplicativo de celular;
  • Selecione a opção “Agendamentos/Requerimentos”;
  • Clique em “Novo Requerimento”;
  • Digite no campo de pesquisa “procuração”;
  • Envie os documentos solicitados.

Calendário

Competência de vencimento da comprovação de vidaNovo prazo para realização do exame
Março e abril/2020Junho/2021
Maio e junho/2020Julho/2021
Julho e agosto/2020Agosto/2021
Setembro e outubro/2020Setembro/2021
Novembro e dezembro/2020Outubro/2021
Janeiro e fevereiro/2021Novembro/2021
Março e abril/2021Dezembro/2021

Fonte: Rede Jornal Contábil.